quinta-feira, 17 de abril de 2008

Especial Manchas


Acho esse assunto interessante. Muitas vezes temos as roupas manchadas e não sabemos o que fazer para tirar as malditas manchas. Com criança ainda é pior, todos os dias tem uma roupa manchada com fruta, suco, comida etc. Aqui vou descrever ítens que pesquisei na net. Lembre-se que escrevo dicas... e é de inteira responsabilidade de qualquer leitor que for colocá-las em prática.

SUOR
Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante.
MANCHAS DE FRUTAS
Todas as manchas ocasionadas por frutas em tecidos, podem ser removidas da seguinte maneira : primeiro passar uma esponja embebida em água fria e pura ; em seguida, esfregar a mancha com glicerina, deixando ficar assim por algumas horas.
Umedeça o local com algumas gotas de vinagre branco, deixando também ficar por alguns minutos. Finalmente, enxaguar com água pura e fria.
ou
Coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair.Depois lave normalmente.
GORDURA
Se o tecido apresentar manchas de gordura proceda da seguinte maneira:com a roupa seca, cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco (tipo lux luxo) esfregando bem o sabonete, até a mancha ficar invisível, totalmente coberta pelo sabonete.
Então lave a área com agua fria, se necessário esfregue com as mãos, até mancha sair toda. depois é só lavar a roupa do seu jeito de costume.Serve pra tirar graxa também.
Outro procedimento é com a roupa seca coloque algumas gotas de detergente e esfregue em seguida. Depois lave de preferência com água morna. Outra dica é colocar talco na mancha... mas tem que ser colocado quando ainda a mancha estiver úmida.O talco irá chupar a gordura e em seguida a roupa deve ser lavada com sabão.


MANCHAS DE BOLOR:
Se o tecido for colorido,basta mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Em seguida, lavar o local com água morna e vinagre branco.
No caso da renda,cubra o bolor com sabão sabão de coco . Esfregue a renda com o sabão até formar uma película ( sabão seco e a renda rapidamente úmida ). Deixe várias horas ao sol, depois enxágüe.
Se o tecido for lavável pode molhar bem com leite cru e deixar exposto ao sol. Depois, lavar com água e sabão normalmente e pendurar esta roupa num cabide, ao sol.
Outro processo é enxaguar o local manchado com 1 colher ( sopa ) de amoníaco para cada 2 litros de água.

SANGUE
Se sua roupa manchou de sangue faça o seguinte:coloque leite sobre a mancha e deixe algum tempo este leite agir, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente.
TINTA DE CANETA ESFEROGRÁFICA
Coloque leite na mancha.A mancha desaparece de imediato, ou umedeça o local com vinagre branco.
MANCHAS DE COCA COLA
Por ser dificil a remoção deste tipo de mancha é preciso agir com rapidez.Esfregue manteiga no local e depois lave com água e sabão em pó.
MANCHAS DE MOSTARDA
Numa xícara de chá, coloque 2 dedos de vinagre branco e complete o restante da xícara com água e misture bem.Pingue esta misture sobre a mancha e deixe agir no máximo 1 minuto (é bem rápido).Absorva o líquido da mancha com uma toalha de papel branca ou pano branco.Depois lave normalmente.
MANCHAS ANTIGAS
Para tirar manchas antiga em roupas brancas,Misture sabão em pó de côco com bórax em partes iguais. Umedeça essa mistura com água pura até formar uma pasta. Esfregue-a nos lugares da mancha, deixando por algumas horas, se possível exponha ao sol. Depois é só lavar normalmente.Borax é encontrado em famácias de manipulação.
ROUPA BRANCA
Se a roupa branca manchar com outra roupa de cor e esta for de tecido de algodão,coloque a roupa manchada numa panela , ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão.Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça.
TAPETES
Para remover manchas em tapetes, use creme de barbear. Faça espuma com o creme, porque a espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida com pano úmido e depois seque.
MANCHA DE ÁGUA EM MÓVEIS
Caso o móvel de madeira seja encerado,derreta cera branca com algumas gotas de óleo de linhaça e esfregar com força no local manchado.Se necessário repita a operação depois que a cera estiver seca.Se o móvel for envernizado, esfregue suavemente o local com um pano macio embebido em azeite de oliva e depois lustre com uma flanela. Repita a operação se for necessário

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Manchas


Vou fazer um especial sobre manchas. Como tirar manchas de tudo. Tinta, bolor, roupas amareladas, chocolate, graxa etc.Quem tiver dicas pode enviar pra mim que publico aqui.
bjos

Organize seu guarda-roupa


Confesso a vcs que não sou organizada!!principalmente com armários. Adoraria ver tudo organizado por cores, tamanhos etc. Mas como diz o ditado, pelo menos tenta justificar a minha falta de organização, " A pressa é inimiga da perfeição" e digo mais é também inimiga da arrumação.
Fiz uma pesquisa e achei ítens interessantes para esse assunto. Primeiro devemos eliminar os excessos e supérfluos.Segundo a corrente milenar Feng Shui os supérfluos consomem energia. Temos que doar roupas que não servem mais para pessoas que possam aproveitá-las. Nada de achar que um dia voltarei ao meu peso de adolescente e com certeza entrarei nessa calça!!! Cai na real né... tem gente que não tem roupa para vestir e logo mais a situação ficará mais crítica com a entrada do inverno. Então faremos dois benefícios: o de desentulhar o roupeiro e o outro é doar à alguém que necessite.
Essa tarefa demora e tem que ter paciência para fazê-la.
Antes de pensar em retirar tudo do seu armário e ficar louca com tantas peças espalhadas pelo quarto, a dica é retirar por áreas. Arrume as partes de cima, primeiro. Não esqueça de limpar com um pano úmido por dentro. Depois vá guardando as roupas que realmente use.Se for impossível se desfazer de alguma peça, mesmo que ela não seja útil, coloque-a em um espaço menos acessível do armário.Roupas fora de estação devem ser guardadas em malas ou sacos plásticos no vácuo.
Coloque as peças de mesma cor sobre as outras. "Branca com branca, estampada com estampada...". E não há problema em deixar calcinhas na mesma gaveta das meias. Existem separadores para gavetas, que pode facilitar esta divisão de cores e prioridades de uso. Se a pessoa não quiser ou não puder comprar, ela pode pegar uma cartolina ou um papelão, passar uma tinta, envernizar pra ficar mais duro e dividir a gaveta. Separar por cores é algo imprescindível para todas as peças, não é só um hábito que se vê nas lojas de vestuário. Na hora de pendurar as roupas no cabide, da direita para esquerda (ou vice e versa), lembre-se da disposição dos lápis de cor em sua caixa. Siga este mesmo padrão. Sempre do mais escuro para o mais claro.Para as roupas brancas não ficarem amareladas com o tempo, a dica é colocá-las dentro de um saco azul. Os ácaros e fungos é que deixa a roupa amarelada.
Outra dica legal além das cores é pendurar as roupas mais pesadas até chegar nas mais leves (trench-coat até uma camisa fina) e das maiores para as menores. E por falar em cabides, procure comprá-los sempre da mesma cor e de um material que não vá desfiar a roupa. Dê preferência aos de inox. Os cabides com presilhas são aconselháveis para pendurar calças.
Os vestidos devem ser pendurados em cabides arredondados nos ombros nos lugares mais altos do armário. Em espaços pequenos, pendure-os pela cintura, dobrando-os ao meio.Os vestidos menos usados devem ser guardados em locais protegidos, envolvidos em pano ou capa de tecido.Camisas de algodão ou malhas que amassam pouco podem ser dobradas e colocadas umas sobre as outras em lugar visível. Se o espaço é pequeno, dobre-as e enrole-as como um rocambole, empilhando-as em ordem de cores.Outra dica é tudo o que se dobra - regata, camiseta, moletom e casaquinho - deve ter um molde ou uma folha A4, ou oficio, para servir de medida para a dobra. Assim, suas pilhas de roupas irão ficar uniformes e retas, tanto nas gavetas quanto nas prateleiras. É imprescindível que você monte um padrão para essa organização: uma vez que escolheu dobrar com a folha A4, você deve estar sempre usando essa medida para que tudo fique com o mesmo tamanho.
Camisas de tecidos delicados, acetinados ou que amassam com facilidade devem permanecer penduradas e abotoadas em cabides arredondados e com enchimentos nos ombros.
As saias devem ser agrupadas por cor ou categoria ou embaixo de paletós ou jaquetas que formam conjuntos em cabides com ganchos.
As calças em tecidos devem ser penduradas pelo vinco, evitando amontoá-las. Já as calças jeans, moletons e leggings podem ser dobradas nas prateleiras ou penduradas em cabides comuns.
Os casacos devem ser abotoados e separados por cor.
Os sapatos devem ser organizados de acordo com a estação. Quando estivermos no verão guarde as botas em local menos acessível do armário e deixe as sandálias, chinelos e rasteiras em local mais visível, quando chegar o inverno é só inverter a arrumação.

Olha gostaria de ter mais tempo para deixar o meu armário bonitinho:((((
bjos e boa arrumação

terça-feira, 15 de abril de 2008

Como lavar e conservar mais as roupas



O tema que irá estrear meu Blog é sobre lavagem de roupas. Não me agrada muito lavar roupas, mas é um mal necessário. Vamos lá.
Antes de lavar as roupas feche os botões e zíper e verifique se não há nada nos bolsos como papéis, moedas, balas, chicletes etc. Separe as roupas por cores e as distribua no cesto da máquina. Lave roupas claras com roupas claras e escuras com com escuras. Preste atenção no nível da água. Se for lavar uma quantidade menor de roupas escolha o nível médio de sua máquina.
Coloque sabão em pó e amaciante de roupas no local indicado da máquina de lavar. Cuidado com exageros. Caso ocorra de colocar muito sabão e a máquina de lavar ficar cheia de espuma (aliás isso estraga a máquina)... coloque sal ou um pouco de talco para reduzi-la. Tanto o sal quanto o talco evitará que você tenha de deixar escoar a água e acrescentar mais água limpa.
Antes de colocar as roupas na máquina verifique se há manchas. Um removedor e alvejante natural é o limão.Friccione a metade de um limão em manchas frescas de suco de frutas.Para manchas de gordura,molho, mostarda, esfregue entre os dedos umas gotas de detergente, depois passe água.Amoleça manchas secas com uma solução de glicerina (50% de água e 50% de glicerina) e deixe secar por uma hora.Neutralize odores e manchas de urina nas roupas, borrifando sobre elas uma solução com uma parte de vinagre para cada cinco partes de água.
Para remover manchas de café, chá ou chocolate na máquina de lavar, aplique glicerina pura para suavizar a mancha e lave normalmente.
Quando a máquina completar o ciclo retire as roupas e as pendure no varal, de preferência em um local que seja arejado. Antes de pendurá-las é interessante sacudir as roupas. No varal tenha a preocupação de colocar os pregadores de roupas de maneira que fiquem nas costuras, pois assim não irão marcar a roupa e na hora de passar a ferro ficará mais fácil. Depois da secagem, retire as roupas do varal e dobre-as de forma que não amasse,pois assim facilitará na hora de passar. Depois de passadas guarde as roupas no armário.