quarta-feira, 16 de abril de 2008

Organize seu guarda-roupa


Confesso a vcs que não sou organizada!!principalmente com armários. Adoraria ver tudo organizado por cores, tamanhos etc. Mas como diz o ditado, pelo menos tenta justificar a minha falta de organização, " A pressa é inimiga da perfeição" e digo mais é também inimiga da arrumação.
Fiz uma pesquisa e achei ítens interessantes para esse assunto. Primeiro devemos eliminar os excessos e supérfluos.Segundo a corrente milenar Feng Shui os supérfluos consomem energia. Temos que doar roupas que não servem mais para pessoas que possam aproveitá-las. Nada de achar que um dia voltarei ao meu peso de adolescente e com certeza entrarei nessa calça!!! Cai na real né... tem gente que não tem roupa para vestir e logo mais a situação ficará mais crítica com a entrada do inverno. Então faremos dois benefícios: o de desentulhar o roupeiro e o outro é doar à alguém que necessite.
Essa tarefa demora e tem que ter paciência para fazê-la.
Antes de pensar em retirar tudo do seu armário e ficar louca com tantas peças espalhadas pelo quarto, a dica é retirar por áreas. Arrume as partes de cima, primeiro. Não esqueça de limpar com um pano úmido por dentro. Depois vá guardando as roupas que realmente use.Se for impossível se desfazer de alguma peça, mesmo que ela não seja útil, coloque-a em um espaço menos acessível do armário.Roupas fora de estação devem ser guardadas em malas ou sacos plásticos no vácuo.
Coloque as peças de mesma cor sobre as outras. "Branca com branca, estampada com estampada...". E não há problema em deixar calcinhas na mesma gaveta das meias. Existem separadores para gavetas, que pode facilitar esta divisão de cores e prioridades de uso. Se a pessoa não quiser ou não puder comprar, ela pode pegar uma cartolina ou um papelão, passar uma tinta, envernizar pra ficar mais duro e dividir a gaveta. Separar por cores é algo imprescindível para todas as peças, não é só um hábito que se vê nas lojas de vestuário. Na hora de pendurar as roupas no cabide, da direita para esquerda (ou vice e versa), lembre-se da disposição dos lápis de cor em sua caixa. Siga este mesmo padrão. Sempre do mais escuro para o mais claro.Para as roupas brancas não ficarem amareladas com o tempo, a dica é colocá-las dentro de um saco azul. Os ácaros e fungos é que deixa a roupa amarelada.
Outra dica legal além das cores é pendurar as roupas mais pesadas até chegar nas mais leves (trench-coat até uma camisa fina) e das maiores para as menores. E por falar em cabides, procure comprá-los sempre da mesma cor e de um material que não vá desfiar a roupa. Dê preferência aos de inox. Os cabides com presilhas são aconselháveis para pendurar calças.
Os vestidos devem ser pendurados em cabides arredondados nos ombros nos lugares mais altos do armário. Em espaços pequenos, pendure-os pela cintura, dobrando-os ao meio.Os vestidos menos usados devem ser guardados em locais protegidos, envolvidos em pano ou capa de tecido.Camisas de algodão ou malhas que amassam pouco podem ser dobradas e colocadas umas sobre as outras em lugar visível. Se o espaço é pequeno, dobre-as e enrole-as como um rocambole, empilhando-as em ordem de cores.Outra dica é tudo o que se dobra - regata, camiseta, moletom e casaquinho - deve ter um molde ou uma folha A4, ou oficio, para servir de medida para a dobra. Assim, suas pilhas de roupas irão ficar uniformes e retas, tanto nas gavetas quanto nas prateleiras. É imprescindível que você monte um padrão para essa organização: uma vez que escolheu dobrar com a folha A4, você deve estar sempre usando essa medida para que tudo fique com o mesmo tamanho.
Camisas de tecidos delicados, acetinados ou que amassam com facilidade devem permanecer penduradas e abotoadas em cabides arredondados e com enchimentos nos ombros.
As saias devem ser agrupadas por cor ou categoria ou embaixo de paletós ou jaquetas que formam conjuntos em cabides com ganchos.
As calças em tecidos devem ser penduradas pelo vinco, evitando amontoá-las. Já as calças jeans, moletons e leggings podem ser dobradas nas prateleiras ou penduradas em cabides comuns.
Os casacos devem ser abotoados e separados por cor.
Os sapatos devem ser organizados de acordo com a estação. Quando estivermos no verão guarde as botas em local menos acessível do armário e deixe as sandálias, chinelos e rasteiras em local mais visível, quando chegar o inverno é só inverter a arrumação.

Olha gostaria de ter mais tempo para deixar o meu armário bonitinho:((((
bjos e boa arrumação

Nenhum comentário: