segunda-feira, 26 de maio de 2008

10 Dicas para economizar

DICA 01 - COMPRE CERTO

a maioria do seu dinheiro é gasto em compras desnecessárias. Isso é comum: você sai para comprar alguma coisa, vê outra que pode ser interessante e acaba gastando mais do que previa. Uma boa maneira de acabar com isso é fazer uma lista e comprar só o que está nela. Se você é do tipo que sai para fazer compras como diversão, busque outra maneira de se distrair.

DICA 02 - PRESENTES

se você gosta de dar presentes, tudo bem. É possível economizar nisso também. Estabeleça um preço máximo para cada lembrança. E lembre-se: com uma boa pesquisa é possível comprar coisas interessantes gastando pouco.

DICA 03 - SUPERMERCADOS

produtos perecíveis (frutas e verduras, por exemplo) podem ser comprados a cada semana, mas o resto das compras da casa deve ser feito uma ou duas vezes por mês. Aproveite também para comprar maior quantidade de determinado produto quando estiver em promoção.

DICA 04 - FORMA DE PAGAMENTO

procure pagar as coisas com dinheiro vivo. Quando você paga algo com cartão de crédito ou cheque, não tem a real dimensão do preço. Experimente pagar em dinheiro. É uma boa maneira de reconhecer o valor real do bem que vai ser adquirido e pensar se realmente vale a pena. Muitos gastos desnecessários serão evitados.

DICA 05 - CARRO

vai trocar de carro? Pense não só no preço dele agora, mas quanto vai custar o seguro, o IPVA, o consumo de combustível, etc. Sua poupança pode ser suficiente para comprar um modelo bonito e equipado, mas talvez seu salário fique pequeno para sustentá-lo depois. Um carro com menor índice de roubos, por exemplo, tem um seguro mais barato.


DICA 06 - VENDA O QUE É VELHO

se você tem roupas, móveis ou até brinquedos velhos, tente vendê-los. Se não puder, faça uma doação para uma instituição de caridade e peça recibo. O valor poderá ser abatido do Imposto de Renda.

DICA 07 - CARTÃO DE CRÉDITO

prefira um cartão que dá vantagens econômicas, como milhas aéreas na mesma proporção dos seus gastos. Procure pedir descontos nas Anuidades (a grande maioria das instituições financeiras fornecem tal desconto). Se o limite do seu cartão é alto, procure estabelecer um valor fixo que você possa pagar mensalmente, solicite um limite mais baixo se preciso. Assim, seus gastos são compensados e o cartão se paga.

DICA 08 - ECONOMIZE ENERGIA

nem é preciso dizer o quanto isso é necessário. Verifique se não há vazamento de energia na sua rede, apague as luzes desnecessárias e use menos o forno microondas.

DICA 09 - EXERCÍCIOS

se você é daqueles que não têm muita disciplina para exercícios, nem pense em se matricular em uma academia de ginástica. Prefira correr em um parque, andar de bicicleta ou qualquer coisa assim. Não vale a pena desperdiçar dinheiro se você ficar pagando a mensalidade da academia e não frequentá-la semanalmente.

DICA 10 - SUPÉRFLUOS

elimine alguns confortos. Quando está tudo bem, pode-se gastar com eles. Mas naquela fase difícil, quando você quer economizar para um objetivo maior, eles deixam de ser tão importantes assim. Exemplo: para as mulheres, fazer as unhas é essencial. Mas, se o dinheiro está curto, é melhor fazê-las em casa do que pagar à manicure. Lavar o carro é outra coisa que pode ser feita em casa ao invés de gastar alguns reais no lava-rápido.

Um comentário:

Elaine disse...

Oi, Aninha! Qto tempo. Gostei muito de seu blog mas, principalmente dessas dicas todas.

Beijos querida,
Sucesso!

Elaine