segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Lançamento do Livro “Di Cavalcanti e os Fantoches da Modernidade: uma leitura semiótica”




Nem Antes, Nem Depois: Os Misteriosos Fantoches - Uma obra fechada, circunscrita em si mesma. Misteriosa como seu título. O quê queria Di Cavalcanti dizer com esta série? Este é o trabalho (pelo menos parte dele) que Sullivan Bernardo de Almeida se propõe: atar os fios dos Fantoches, fazê-los mover-se, expressar-se e contar sua história, explicar seu mistério.
O livro Di Cavalcanti e os Fantoches da Modernidade: uma leitura semiótica de Sullivan é cheio de paixão pelo tema, o que o levou a tornar-se um paladino defensor da restauração e sobrevivência da própria obra (rara e pouquíssimas tiragens), um marco da modernidade brasileira executada e exibida na Paulicéia Desvairada às vésperas da Semana de Arte Moderna de 22.
O que Sullivan conseguiu, sobretudo, foi o investimento nas análises estruturantes das 16 ilustrações que o artista Di realizou para a série Fantoches da meia-noite. São figuras e cenários – tudo definido por estratégias visuais contrastantes. O branco e o preto; a luz e a sombra; as silhuetas e seus espectros. A figura e o fundo; a forma e o espaço; a paisagem sonegada pela insistência do fundo infinito. O sagrado e o profano; o centro e as margens; os relacionamentos de interesse e os movimentos sexualizados. Tudo, mais ou menos como Di Cavalcanti viveu e se relacionou com o mundo.
Seria esta série de desenhos realizada em sua mocidade, uma antevisão de sua vida e de sua arte?A forma revelada pelos estudos/diagramas semióticos pode responder esta sondagem. Tanto quanto os Fantoches, Di Cavalcanti transitou entre pontos focais muito bem definidos e movimentos lineares muito bem preservados dos círculos sociais.
Di Cavalcanti foi, sem dúvida, um protagonista de seu tempo e – como poucos – controlou inequivocadamente, sua carreira. Atingiu status no mercado de arte, fez fama nacional e internacional como personalidade das artes, representou cultural e politicamente a modernidade brasileira.

Lançamento: Di Cavalcanti e os Fantoches da Modernidade: uma leitura semiótica.
Data: 06 de setembro de 2008.
Horário: 19h00
Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
tel.: 11 3285-6986/ 3288-9447

O evento de lançamento prevê:
1. Apresentação e comercialização do livro;
2. Mesa redonda com Prof. Dr. Marcos Rizolli, coordenador de pós-graduação da Universidade Mackenzie, Frederico Barbosa, Diretor da Poiesis, Claudio Daniel, Diretor da Casa das Rosas e Sullivan Bernardo de Almeida.
3. Instalação : Releitura "Fantoches da Meia-Noite" - Di Cavalcanti


Sullivan Bernardo de Almeida
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, Pós-graduação em História da Arte, Pós-graduação em Estudos em Museus de Arte. Graduação em Letras. É diretor da BernHard Projetos Especiais de Comunicação. É membro do grupo de pesquisa "Semana de 22: seus fomentadores, patrocinadores e seguidores - os artistas modernos. Autor do livro "Ensaios sobre arte e crítica"

Nenhum comentário: