quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Lançamento do livro:“Harmonia – uma abordagem prática – Parte 1” Marisa Ramires


Harmonia: uma abordagem prática – Parte I tem como proposta a apresentação inicial dos conteúdos previstos pela disciplina Harmonia organizado de uma forma diferente da usual. Os exemplos, gravados em CDs, foram extraídos de um repertório variado que inclui compositores brasileiros e peças para violão (raramente citadas em livros tradicionais) além de seção intitulada Exercícios, que finaliza cada assunto.
A mestre Marisa Ramires traz ao leitor a possibilidade de interagir com a harmonia, melodia, ritmo, forma musical de modo que tenha uma melhor fixação dos assuntos de forma gradativa e contextualizada.
Nesta Parte I, o estudante tem a oportunidade de rever alguns tópicos elementares, tais como tríades e tétrades (capítulos 1 e 2); de abordar o estudo da figuração melódica e sua importância para a harmonia (capítulo 3) e ter uma introdução à análise musical (capítulo 4). As regras de condução de vozes e harmonização de uma linha de baixo figurado (capítulo 5) são abordadas neste momento do livro de forma musical e contextualizada. Este volume encerra-se com o capítulo 6, Progressão Harmônica e Seqüência que propõe a união e o reconhecimento dos elementos da escrita musical com os principais padrões harmônicos empregados no repertório tonal. A continuação do conteúdo, com temas ligados ao cromatismo, modulações e enarmonia, será tratada futuramente na Parte II.

Lançamento do livro Harmonia: uma abordagem prática – Parte I
Data: 19 de agosto de 2008
Horário: 19h00
Local: CASA DAS ROSAS - Av. Paulista, 37 – Bela Vista

O evento de lançamento prevê:

1. Apresentação e comercialização do livro;
2. Participação do Quarteto de Cordas “Arte do Som” da Orquestra Antunes Câmara, formado por Wagner de Souza (violino I), Mariana Ribeiro (violino II), Rodrigo Ramos (viola) e Pablo de Morais (violoncello), do Quarteto de guitarras “Kroma” formado por Heraldo Paarmann, Alexandre Spiga, Alexandre de Orio e Igor de Bruyn e dos violonistas Paola Picherzky e Ítalo Peron



Marisa Ramires Rosa de Lima

Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo, Brasil; Bacharel em Composição e Regência e em violão pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, FAAM, São Paulo, Brasil. Atualmente é professora no curso de música da Uni FIAM FAAM, SP, nas áreas de teoria musical e harmonia e da Pós-Graduação da Uni FIAM FAAM, SP, no curso de Docência em Música. Freqüentou diversos cursos de aperfeiçoamento incluindo composição musical com o compositor Almeida Prado. Colaborou como colunista convidada em todas as edições da revista Guitar Class, escrevendo sobre os mais variados assuntos da teoria musical. Autora do livro A Teoria de Costère: uma perspectiva em análise musical, Embraform, 2001 e co-autora do livro Exercícios de Teoria Musical: uma abordagem prática, Embraform, 6ª edição, 2005.



Informações:
Ana Paula Niederauer (A.I)
(11) 9263-1695 cel.

Nenhum comentário: