segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Perca seu livro por aí - uma boa ação!!!!

A partir do dia 29 de outubro (quarta-feira), se você encontrar um livro por aí (no ônibus, no banco da praça, não precisa mais procurar o dono. Leia-o e cadastre o número da etiqueta no site www.livroparavoar.com.br e perca-o novamente por aí. Esta nova idéia faz parte do BookCrossing, uma rede de trocas presente em 90 países. Quem preferir pode levar ou buscar - o seu a um dos 58 postos de combustíveis Ale da cidade. A rede encabeça a campanha espalhando pela capital mais de 2900 unidades de 20 títulos.
Fonte: Revista Veja edição 2084 - ano 41 - nº 43 - 29 de outubro de 2008.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A corrida contra o tempo

Depois do dia das crianças a próxima data marcada para o gasto extra é o Natal. Esse ano tenho em mente fazer diferente. Comecei a comprar as "lembracinhas" de Natal para pessoas que gosto e que merecem antes da loucura do fim de ano, quero terminar as compras de Natal no máximo na primeira quinzena de novembro. Isso tudo porque tem menos pessoas nas ruas, apesar que em São Paulo tudo é muito cheio, as atendentes de lojas estão mais dispostas, tem mercadorias para escolher e não é aquela loucura de final de ano.
Além das despesas de Natal, já comecei a comprar também o material escolar do ano que vem. Já comprei estojo, lancheira, canetinhas hidrocor, apontador, borrachas, lápis. O meu filho quer ganhar a lancheira do Wall-E... no shopping Bourbon estava mais de 77,00 (achei um absurdo) e quando fui comprar o presente do dia das crianças encontrei a lancheira no Armarinho Fernando da Lapa por R$44,00 e o estojo por 19,90 ( lá no shopping estava 30,00).

terça-feira, 7 de outubro de 2008

"Precisa-se de Matéria Prima para construir um País"

João Ubaldo Ribeiro

A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique.
Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para
nada...
Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula. O problema está em nós. Nós como POVO. Nós como matéria prima de um país. Porque pertenço a um país onde a "ESPERTEZA" é a moeda que sempre é valorizada,
tanto ou mais do que o dólar.
Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente,
os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas
nas calçadas onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO OS DEMAIS ONDE ESTÃO.
Pertenço ao país onde as "EMPRESAS PRIVADAS" são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos... E para eles mesmos.
Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos
impostos.
Pertenço a um país onde a falta de pontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos.
Onde nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos e leis que só servem para afundar o que não tem, encher o saco do que tem pouco e beneficiar só a alguns.
Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados",sem fazer nenhum exame.
Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar.
Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes.
Como "Matéria Prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os
homens e mulheres de que nosso País precisa.
Esses defeitos, essa "ESPERTEZA BRASILEIRA" congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana, mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, ELEITOS POR NÓS.
Nascidos aqui, não em outra parte... Entristeço-me. Porque, ainda que Lula renunciasse
hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos.
E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor. Mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá.
Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve Lula, nem servirá o que vier. Qual é a alternativa? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror? Aqui faz falta outra coisa.
E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados... Igualmente sacaneados!
É muito gostoso ser brasileiro. Mas quando essa brasilinidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda... Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias.
Nós temos que mudar! Um novo governante com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada..
Está muito claro... Somos nós os que temos que mudar.
Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo,
senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido.
Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO
ME OLHAR NO ESPELHO.
"MEDITE!!!" É O QUE EU SEMPRE DIGO. "O GOVERNO SOMOS NÓS, OS POLÍTICOS, NEM TANTO ASSIM." (PAULO BUSKO) E eu acrescento: o que nos falta é EDUCAÇÃO!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

“Tudo o que você faz por obrigação, tira a alegria do seu coração.”

Essa frase do autor Fito Paez é muito célebre!!! Não sei o que está acontecendo... ultimamente ando meio sem vontade de escrever. A minha rotina está me consumindo e o cansaço tem tomado conta de mim. Saio de casa pensando no que postar... se tem algo interessante que vale a pena dizer aos meus leitores. Espero que essa sensação seja passageira e que alimentar o meu blog não seja obrigação... afinal de contas gosto muito desse meu espaço.
bbbbbbjjjoooss

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Pra não dizer que não falei das Flores


Hoje às 12h44, horário de Brasília, entraremos na Primavera. Para ilustrar esse post deixo aqui um poema.



As Flores da Primavera



Neste entardecer tão belo...

Entre todas as flores...

Existe uma rosa amarela...

Que vem ressurgindo...

Com a primavera...
Trazendo consigo...

Seu delicado perfume...

Assim como esperanças...

E oportunidades...

Para novas amizades...
A primavera é tão bela...

Porque traz com ela...

Todas as flores e aromas...

Revitalizando a inquietude...

De todos os corações...
As rosas colorem o amor ...

As vermelhas exalam paixão...

As amarelas trazem magia e a sedução...

As brancas com sua brandura...

Trazem paz para os corações...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Santa Ingenuidade

Sou muito ingênua... confesso que demorei alguns segundos para perceber o real motivo dessas fotos. Só fui perceber algo além das frutas a partir da 3ª foto.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Lançamento do Livro “Di Cavalcanti e os Fantoches da Modernidade: uma leitura semiótica”




Nem Antes, Nem Depois: Os Misteriosos Fantoches - Uma obra fechada, circunscrita em si mesma. Misteriosa como seu título. O quê queria Di Cavalcanti dizer com esta série? Este é o trabalho (pelo menos parte dele) que Sullivan Bernardo de Almeida se propõe: atar os fios dos Fantoches, fazê-los mover-se, expressar-se e contar sua história, explicar seu mistério.
O livro Di Cavalcanti e os Fantoches da Modernidade: uma leitura semiótica de Sullivan é cheio de paixão pelo tema, o que o levou a tornar-se um paladino defensor da restauração e sobrevivência da própria obra (rara e pouquíssimas tiragens), um marco da modernidade brasileira executada e exibida na Paulicéia Desvairada às vésperas da Semana de Arte Moderna de 22.
O que Sullivan conseguiu, sobretudo, foi o investimento nas análises estruturantes das 16 ilustrações que o artista Di realizou para a série Fantoches da meia-noite. São figuras e cenários – tudo definido por estratégias visuais contrastantes. O branco e o preto; a luz e a sombra; as silhuetas e seus espectros. A figura e o fundo; a forma e o espaço; a paisagem sonegada pela insistência do fundo infinito. O sagrado e o profano; o centro e as margens; os relacionamentos de interesse e os movimentos sexualizados. Tudo, mais ou menos como Di Cavalcanti viveu e se relacionou com o mundo.
Seria esta série de desenhos realizada em sua mocidade, uma antevisão de sua vida e de sua arte?A forma revelada pelos estudos/diagramas semióticos pode responder esta sondagem. Tanto quanto os Fantoches, Di Cavalcanti transitou entre pontos focais muito bem definidos e movimentos lineares muito bem preservados dos círculos sociais.
Di Cavalcanti foi, sem dúvida, um protagonista de seu tempo e – como poucos – controlou inequivocadamente, sua carreira. Atingiu status no mercado de arte, fez fama nacional e internacional como personalidade das artes, representou cultural e politicamente a modernidade brasileira.

Lançamento: Di Cavalcanti e os Fantoches da Modernidade: uma leitura semiótica.
Data: 06 de setembro de 2008.
Horário: 19h00
Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
tel.: 11 3285-6986/ 3288-9447

O evento de lançamento prevê:
1. Apresentação e comercialização do livro;
2. Mesa redonda com Prof. Dr. Marcos Rizolli, coordenador de pós-graduação da Universidade Mackenzie, Frederico Barbosa, Diretor da Poiesis, Claudio Daniel, Diretor da Casa das Rosas e Sullivan Bernardo de Almeida.
3. Instalação : Releitura "Fantoches da Meia-Noite" - Di Cavalcanti


Sullivan Bernardo de Almeida
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, Pós-graduação em História da Arte, Pós-graduação em Estudos em Museus de Arte. Graduação em Letras. É diretor da BernHard Projetos Especiais de Comunicação. É membro do grupo de pesquisa "Semana de 22: seus fomentadores, patrocinadores e seguidores - os artistas modernos. Autor do livro "Ensaios sobre arte e crítica"

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Netinhos e Os Incríveis no Piove


Dia 27 de agosto Netinho e Os Incríveis
estarão no PIOVE Restaurante e Música




O conjunto mais conhecido dos anos 60 apresenta um novo show vibrante e emocionante. A banda composta pelos integrantes NETINHO – bateria, SANDRO HAICK – guitarra, LEANDRO W - baixo e vocal, WILSON TEIXEIRA - sax traz de volta os maiores sucessos, revivendo os melhores momentos da época.
Dia 27 de agosto Netinho e Os Incríveis se apresentarão no Piove Restaurante e Música. O repertório é composto por diversas canções, entre elas o mega sucesso “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”.
Localizado no Itaim Bibi, de 3ªfeira a sábado o Piove abre as portas às 20h00 disponibilizando
um espaço e uma decoração clean para acomodar cerca de 110 pessoas sentadas.


Programação
Abertura: American 5
Netinho e Os Incríveis
Romanuz

Serviço
Netinho e Os Incríveis
27/08/08 às 22h00
Entrada: R$50,00
Manobrista: R$15,00

PIOVE Restaurante e Música ao Vivo
Rua Jerônimo da Veiga, 75 – Itaim Bibi
Fone: 3071-2301 – 3071-2303 – Aceita-se todos os cartões de crédito

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Bienal comemora os 200 anos do livro no Brasil

Grande evento cultural da América Latina e o segundo maior do mercado editorial no mundo, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo chega em 2008 à sua 20a edição comemorando os 200 anos da indústria do livro no País, introduzida com a chegada de D. João VI e a família real portuguesa em 1808.
Os caixotes abarrotados de livros que desembarcaram junto com a corte no Rio de Janeiro, naquele mesmo ano, marcam também a criação da Biblioteca Imperial (hoje Biblioteca Nacional), o que faz desta efeméride um momento ainda mais especial para toda a cadeia livreira nacional.
O evento, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizado pela Francal Feiras – uma das maiores promotoras de feiras de negócios do País -,acontece entre os dias 14 e 24 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com patrocínio de Volkswagen e Ipiranga, co-patrocínio do HSBC e Submarino, e apoio de Visa, Anhembi, Prefeitura da Cidade de São Paulo e
Ministério da Cultura.
Em comemoração ao centenário da imigração nipônica para o Brasil, o Japão será um dos países homenageados nesta edição. O outro será a Espanha, pela realização da sétima edição do Congresso Ibero-Americano de Editores, que acontece este ano em São Paulo nos dias que antecedem a Bienal do Livro de São Paulo.
A 20a Bienal Internacional do Livro de São Paulo reunirá 350 expositores nacionais e estrangeiros nos 70 mil m² do pavilhão do Anhembi, representando mais de 900 selos editoriais. É a segunda vez que o evento acontece no maior e mais tradicional complexo de feiras de negócios do continente latino-americano, o Anhembi. A expectativa é de que mais de 800 mil pessoas visitem os onze dias da feira.

LIVRO DE TODOS
A obra coletiva escrita pela Internet integra a campanha de divulgação da 20a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e foi idealizada pela agência DM9DDB com o objetivo de aproximar as pessoas, especialmente os jovens, da leitura e da escrita por meio da Internet. O lançamento da obra impressa acontece durante a Bienal do Livro com presença de autores e sessões de autógrafos.
O primeiro capítulo foi escrito pelo renomado escritor Moacyr Scliar. O livro contou também com a participação do do best-seller Roberto Shinyashiki e do vencedor do Prêmio Jabuti, Menalton Braff. Ao todo, a obra recebeu 362 colaborações de 173 participantes no período de um mês em que ficou no ar. A coordenação editorial (seleção, análise e edição dos textos enviados) e a impressão ficou a cargo da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

ATIVIDADES
Espaços e atividades culturais fazem da Bienal do Livro de São Paulo o grande evento cultural da América Latina. Confira a programação: Salão de Idéias Volkswagen: Um dos maiores sucessos em todas as edições da Bienal do Livro de São Paulo, o Salão de Idéias Volkswagen reúne o público com escritores consagrados e iniciantes, personalidades do jornalismo, das artes
e da crítica literária, para falar sobre sua obra, sua vida, suas idéias. Nesta edição, a “maratona literária” acontece num auditório maior, com capacidade para 396 pessoas. São mais de 40 convidados estrangeiros e 93 nacionais.

Espaço Literário Ipiranga: Historiadores, cientistas sociais, antropólogos pesquisadores, professores e escritores debatem com os visitantes temas relacionados a importantes efemérides: os 200 anos da indústria do livro no Brasil, o centenário da imigração japonesa, os 100 anos da morte de Machado de Assis e do nascimento de Guimarães Rosa. As duas sessões diárias, com capacidade para 100 pessoas cada, são mediadas pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto e pelo jornalista Alexandre Agabiti Fernandez.

Fala, Professor!: Tradicional atração educacional da Bienal Internacional do Livro de São Paulo composta por um ciclo de palestras dedicadas ao processo de educação continuada dos professores de Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares, e ministradas por profissionais altamente qualificados. Os debates são pautados no tripé-base do ensino: metodologia, conteúdo e bibliografia. Os temas tratam da interação social entre os alunos, da
otimização do ensino nas mais diversas disciplinas, das técnicas pedagógicas e de materiais de apoio em sala de aula. O auditório com capacidade para receber 240 pessoas em cada uma das duas sessões diárias.

Espaço Universitário HSBC: Outra atração da Bienal do Livro de São Paulo voltada à educação, tem por objetivo aproximar quem ainda está em formação daqueles que já conquistaram o justo reconhecimento no mercado de trabalho. Serão três sessões diárias, com 80 vagas cada. Os estudantes poderão ampliar seu conhecimento profissional conversando com mestres das principais universidades do País e profissionais renomados debatendo questões atuais do
mundo acadêmico, os rumos do ensino e os desafios do mercado de trabalho.

Ler é Minha Praia: Nesta edição, crianças e adolescentes ganham uma área maior e mais bem planejada para desenvolver e exercitar o prazer de ler. São 2 mil metros quadrados preparados para receber, com conforto e segurança, cerca de 180 mil crianças e adolescentes, sendo 80 mil alunos dos ensinos médio e fundamental por meio de visitação agendada. O Ler é Minha Praia reúne uma série de atividades lúdicas e promoverá visitas monitoradas aos estandes das
editoras com atividades infanto-juvenis. Pela primeira vez na Bienal do Livro de São Paulo haverá um sistema de roteiro inteligente, em que as crianças e jovens serão orientados a visitar aqueles estandes onde há literatura, livros e atividades específicas para sua faixa etária. Tudo isso para despertar o interesse deste público para a importância da leitura.

INGRESSO
Como na edição anterior, o valor pago pelo ingresso pode ser convertido em descontos na aquisição de livros dentro da Bienal. Cada ingresso vem com 10 cupons no valor de R$ 1,00 cada (no caso da meia-entrada são 5 cupons). A cada R$ 10,00 utilizados na compra de livros, o visitante pode usar um cupom de R$1,00 para complementar o pagamento. A relação dos estandes participantes dessa promoção está disponível na entrada do Pavilhão, na edição diária do boletim Bienal Hoje e no site www.bienaldolivrosp.com.br.

LIVRO DO DIA
Tradicional ação promocional da Bienal do Livro de São Paulo. A cada dia, os expositores podem oferecer até cinco títulos com desconto de 30% sobre o preço de capa. Desta forma, potencializam suas vendas e atraem um público maior para seus estandes. Para o público, é uma grande oportunidade de adquirir obras de qualidade por um valor menor do que o encontrado nas livrarias em outras épocas do ano. A relação dos livros que cada editora que integram a promoção estarão disponíveis diariamente no site www.bienaldolivrosp.com.br

TRANSPORTE
Uma forma prática e barata de chegar à Bienal Internacional do Livro de São Paulo é aproveitar o transporte gratuito a partir da estação Tietê do metrô. O serviço vai funcionar nos 11 dias do evento, das 8h30 às 22h30. Ônibus executivos farão o percurso de ida e volta da estação do metrô até o Anhembi. Idosos e pessoas com deficiência receberão tratamento diferenciado e farão o trajeto em vans. Nas quintas e sextas-feiras, e nos finais de semana, quando
aumenta o público que vai ao evento, o número de ônibus e vans é maior que nos demais dias. A frota disponibilizada este ano será maior do que a da última edição, em 2006, quando mais de 186 mil pessoas utilizaram este serviço.
ALIMENTAÇÃO
Numa área de 2 mil metros quadrados, os visitantes da Bienal encontram as mais
diferentes opções de cardápios, oferecidas por mais de 10 estabelecimentos.

TRAVESSA LITERÁRIA
Com o intuito de estimular o crescimento e renovação do mercado editorial e da
literatura brasileira, a Bienal do Livro de São Paulo realiza tradicionalmente a
Travessa Literária, onde novas editoras e autores independentes podem
apresentar suas obras e fazer contatos. São duas avenidas no pavilhão, “A” e “O”,
que reúnem estandes de 12 a 15 metros quadrados.


20a BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
Data: de 14 a 24 de agosto de 2008
Horário: das 10h às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo – SP
Realização: CBL - Câmara Brasileira do Livro
Organização: Francal Feiras
Co-patrocínio: HSBC e Submarino
Apoio: Visa, Anhembi, Prefeitura da Cidade de São Paulo e Ministério da
Cultura
www.bienaldolivrosp.com.br

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Uso correto da Língua Portuguesa


Como jornalista e defensora do uso correto do Português tenho a obrigação de apoiar a Campanha pelo Uso Correto da Língua Portuguesa em Blogs. A iniciativa foi da Alcione Ribeiro, dona do Blog http://sarapateldecoruja.blogspot.com/. Esta campanha consiste em fazer uma blogagem coletiva sobre o assunto no Dia do Blog, 31 de agosto de 2008.

Transcrevo abaixo um trecho de um texto que encontrei no Blog da Alcione.


"Assim como é impossível imaginar que exista uma língua única no mundo, também existem as línguas concorrentes. As sociedades não se unificam por língua, mas sim por interesses comuns, por interatividade (como faz a internet por exemplo). A internet usa basicamente o texto em inglês, mas admite outras culturas. Eu não acho errado que a criança que usa a internet invente sua maneira de falar. No fundo, a gramática rígida também é apenas uma maneira de falar. A questão é que pensamos que o português gramaticalmente correto é o único aceitável, e isso é bobagem. Não existe uma única maneira de falar, existem várias. Mas com a liberdade da internet as pessoas cometem abusos. As crianças, às vezes, sequer aprendem bem o português porque só ficam falando o internetês. Acho que eles devem usar cada linguagem no ambiente certo – e isso implica também aprender bem o português correto."

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Lançamento do livro:“Harmonia – uma abordagem prática – Parte 1” Marisa Ramires


Harmonia: uma abordagem prática – Parte I tem como proposta a apresentação inicial dos conteúdos previstos pela disciplina Harmonia organizado de uma forma diferente da usual. Os exemplos, gravados em CDs, foram extraídos de um repertório variado que inclui compositores brasileiros e peças para violão (raramente citadas em livros tradicionais) além de seção intitulada Exercícios, que finaliza cada assunto.
A mestre Marisa Ramires traz ao leitor a possibilidade de interagir com a harmonia, melodia, ritmo, forma musical de modo que tenha uma melhor fixação dos assuntos de forma gradativa e contextualizada.
Nesta Parte I, o estudante tem a oportunidade de rever alguns tópicos elementares, tais como tríades e tétrades (capítulos 1 e 2); de abordar o estudo da figuração melódica e sua importância para a harmonia (capítulo 3) e ter uma introdução à análise musical (capítulo 4). As regras de condução de vozes e harmonização de uma linha de baixo figurado (capítulo 5) são abordadas neste momento do livro de forma musical e contextualizada. Este volume encerra-se com o capítulo 6, Progressão Harmônica e Seqüência que propõe a união e o reconhecimento dos elementos da escrita musical com os principais padrões harmônicos empregados no repertório tonal. A continuação do conteúdo, com temas ligados ao cromatismo, modulações e enarmonia, será tratada futuramente na Parte II.

Lançamento do livro Harmonia: uma abordagem prática – Parte I
Data: 19 de agosto de 2008
Horário: 19h00
Local: CASA DAS ROSAS - Av. Paulista, 37 – Bela Vista

O evento de lançamento prevê:

1. Apresentação e comercialização do livro;
2. Participação do Quarteto de Cordas “Arte do Som” da Orquestra Antunes Câmara, formado por Wagner de Souza (violino I), Mariana Ribeiro (violino II), Rodrigo Ramos (viola) e Pablo de Morais (violoncello), do Quarteto de guitarras “Kroma” formado por Heraldo Paarmann, Alexandre Spiga, Alexandre de Orio e Igor de Bruyn e dos violonistas Paola Picherzky e Ítalo Peron



Marisa Ramires Rosa de Lima

Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo, Brasil; Bacharel em Composição e Regência e em violão pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, FAAM, São Paulo, Brasil. Atualmente é professora no curso de música da Uni FIAM FAAM, SP, nas áreas de teoria musical e harmonia e da Pós-Graduação da Uni FIAM FAAM, SP, no curso de Docência em Música. Freqüentou diversos cursos de aperfeiçoamento incluindo composição musical com o compositor Almeida Prado. Colaborou como colunista convidada em todas as edições da revista Guitar Class, escrevendo sobre os mais variados assuntos da teoria musical. Autora do livro A Teoria de Costère: uma perspectiva em análise musical, Embraform, 2001 e co-autora do livro Exercícios de Teoria Musical: uma abordagem prática, Embraform, 6ª edição, 2005.



Informações:
Ana Paula Niederauer (A.I)
(11) 9263-1695 cel.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

O Valor da Vírgula

Muito legal a campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.
Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.
Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.
Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.
Uma vírgula muda tudo.ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
Detalhes Adicionais
SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.
Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Mulher lê mais que homem, aponta pesquisa nacional

Essa nota saiu há um mês na Folha de S.Paulo. Mas é interessante.

As mulheres lêem mais que os homens, diz a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que foi divulgada em Brasília.
O estudo, elaborado pelo Instituto Pró-Livro, mostra que população está acostumada a dedicar muito pouco --ou quase nenhum-- tempo aos livros. Do total dos leitores, 55% são do sexo feminino, público maior em quase todos os gêneros da literatura -os homens lêem mais apenas sobre história, política e ciências sociais.
Segundo a pesquisa, a Bíblia é o livro mais lido pela população brasileira --43 milhões de pessoas já a leram, dos quais 45% afirmaram fazê-lo com freqüência.
O segundo colocado é o livro "O Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato, apontado como o escritor mais lido no Brasil. A lista dos escritores brasileiros mais lidos inclui ainda, pela ordem, além de Lobato, Paulo Coelho, Jorge Amado e Machado de Assis.

Fonte: Folha de S.Paulo

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Faltam 5 meses para acabar o ano de 2008

Tenho a impressão que o tempo está passando cada vez mais rápido. Entramos hoje no mês de agosto!!! Logo mais já é o Natal de novo... as horas, os dias, os meses e os anos estão passando numa velicidade muito alta. As vezes penso que o dia deveria ter mais que 24 horas para que eu pudesse realizar todas as tarefas que tenho para fazer... é impressionante não consigo fazer tudo que preciso em um dia... trabalhar, cuidar de filhos (brincar, fazer lição, dar banho, etc etc), ficar com o meu marido,organizar a casa, deixar almoço pronto, fazer super mercado, passar roupa, organizar os armários, ganhar dinheiro, organizar festa, pagar as contas, fazer freela, fazer as unhas, cuidar de mim (tomar banho), assistir TV, ler um livro, revistas (afinal de contas sou jornalista e a leitura faz parte do meu trabalho)... ter vida social... etc etc etc (UFAAA). Ainda gostaria de fazer mais coisas, como por exemplo ginástica, Yoga, mas só se for no horário que estou dormindo (rs). Enfim temos que viver intensamente cada momento, pois a vida passa.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Semana Mundial da Amamentação - Blogagem Coletiva


A partir de amanhã (01/08/08) até o dia 07/08/08 acontecerá a Semana Mundial da Amamentação. O Mulher Moderna na Rede apóia e incentiva a amamentação.

O aleitamento materno só faz bem à criança, e à mamãe também! É um grande aliado contra diversas doenças e é facilmente digerido e absorvido.
O leite materno contém nutrientes e enzimas perfeitamente balanceadas, com substâncias imunológicas que protegem o bebê e provêm tudo o que a criança necessita no seu comecinho de vida. O ato de amamentar também supre as necessidades emocionais e diminui a ansiedade de ambos, por meio desse primeiro contato pele a pele e olhos nos olhos.
Fora a grande vantagem do vínculo afetivo que o ato cria, esse leite ainda protege a criança contra uma infinidade de problemas. Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, a lista é extensa. O leite materno protege contra doenças alérgicas, diversos tipos de câncer, desnutrição, diabetes mellitus, doenças digestivas, doenças crônicas como osteoporose, doença cardiovascular e ateroesclerose, obesidade, meningites, sarampo e outras doenças infecciosas, doenças respiratórias e otites, doenças do trato urinário e cáries. E ainda promove, melhor desenvolvimento neuro-psicomotor infantil e cognitivo, aumenta o QI, promove melhor padrão cardiorrespiratório durante a alimentação, melhor resposta às imunizações e melhor equilíbrio emocional.
Não é só o bebê que sai ganhando, a mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa, tem diminuição mais rápida do volume do útero, corre menor risco de hemorragia no pós-parto, ter anemia, contrair câncer de mama e de ovário, é menos propensa à osteoporose, volta ao peso normal mais rapidamente e está protegida de engravidar.
E ainda tem o fator econômico. O leite que a mãe produz é suficiente para alimentar o filho até os seis meses de idade, sem necessidade de gastos com água, gás, bicos, mamadeiras, sabão, açúcar, embalagens etc. O leite materno é de graça e está pronto para servir a qualquer hora!

Fonte: Guia do Bebê

quarta-feira, 16 de julho de 2008

PIOVE - Eu fui e recomendo


Sabe aquele lugar que você não tem vontade de ir embora? As horas passam e você nem percebe? Ele existe, chama-se PIOVE. Esse restaurante com música ao vivo é um ótimo lugar para você curtir boa música interpretada por excelentes músicos. A casa é muito aconchegante e o atendimento é muito bom ( desde o manobrista até os garçons, aliás são muito educados).
Agora meus caros leitores tenho que falar da comida, que sacrilégio!!!!! É uma delícia... tudo fresquinho preparado por um dos melhores chef de cozinha, Volmar Zocche. Ele tem o dom da culinária, traz à mesa um prato que no primeiro momento você come com os olhos e depois você saboreia e tem a certeza que aquilo que você está vendo realmente é demais.
Claro que esse conjunto de restaurante, música e atendimento de primeira traz a vontade de ir ao Piove de 3ª a sábado. Eu fui e recomendo.


PIOVE - Rua Jeronimo da Veiga, 75 - Itaim - S.Paulo
Fone: 3071-2301// 3071-2303
www.piove.com.br

terça-feira, 8 de julho de 2008

Hora do Sono


Um momento um tanto quanto especial e muitas vezes difícil é colocar nosso pimpolho para dormir. Hoje a maioria das mamães tem multitarefas para serem cumpridas... trabalho fora de casa e dentro de casa que aliás esta última toma muito tempo de todas nós mamães modernas . Temos que ter determinação e seguir uma rotina para que a criança se acostume com os horários que beneficiam a família.
Hoje tive a oportunidade de participar " com exclusividade" do lançamento da linha Johnson's Baby Hora do Sono. O evento contou com a presença da Dra. Jodi Mindell ,PhD em Psicologia Clínica, Diretora Associada do Centro do Sono no Hospital Infantil da Philadelphia -EUA, autora de "Sleeping Through the Night: How Infants, Toddlers, and Their Parents Can Get a Good Night’s Sleep" e co-autora de um Guia Clínico para o Sono Pediátrico. A Dra Jodi comprovou através de vários estudos clínicos que é necessário seguir um ritual, com 3 etapas, para que melhorem os hábitos de sono dos bebês. De acordo com a Dra Jodi as 3 etapas são compostas de: Banho morninho (relaxamento), massagem (acalma o bebê, melhora o padrão do sono e contribui para um aumento de peso saudável) e por último uma atividade tranquila, como contar uma história ou cantar uma canção. Ela ainda enfatizou que é muito importante colocar o bebê no berço quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado, para que desenvolva a capacidade de se acalmar e dormir sozinho.
Outro detalhe importante nesta tarefa árdua mas que com certeza trará um futuro muito mais tranquilo para família é colocar o bebê para dormir sempre no mesmo horário, recomenda-se por volta das 21h00, em um ambiente calmo, sem televisão, com luz suave e pouco movimento.
Neste mês de julho, JOHNSON’S® baby relança sua linha Hora do Sono, com novos produtos e uma nova fragrância para ajudar a mamãe em um momento bastante especial: a hora de dormir. Os produtos com a fragrância Naturalcalm®, quando aplicados junto ao ritual do sono são os únicos que proporcionam sensação de relaxamento permitindo que o bebê fique calmo antes de ir para o berço. A Linha Hora do Sono é composta de Sabonete Líquido, Sabonete em Barra e Hidratante. Mais informações: www.horadosono.com.br

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Lançamento do DVD "NO PAIN, NO GAIN"

“ No Pain, No Gain”
A luta contra a utilização de esteróides anabolizantes




Após ter participado da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, de ter sido exibido em 250 salas de cinema nos Estados Unidos, e de ter se tornado um sucesso de vendas em DVD por lá, o filme “No Pain, No Gain” é lançado em DVD no Brasil e já está disponível no site www.no-pain-no-gain.com.br
A revista Musclemag International se refere a “No Pain, No Gain” como o “herdeiro cinematográfico de “Pumping Iron””, filme de 1977 que estreou o jovem Arnold Schwazenneger, e que também retratava o universo da musculação. Em “No Pain, No Gain”, o ator Gus Malliarodakis conta a história de um fisiculturista e a sua luta contra a utilização de esteróides anabolizantes neste esporte. O filme tem algumas participações especiais, como a de Jill Mills, que tem o título de “mulher mais forte do mundo” na competição realizada pelo canal de esportes ESPN.
A própria ESPN fez uma reportagem sobre filme nos Estados Unidos. No Brasil, “No Pain, No Gain” foi mencionado no programa “Domingo Espetacular” da TV Record, numa reportagem sobre anabolizantes.
Alexandre Pagnani, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Combate ao Doping, apóia o filme, e declara: “No Pain, No Gain relata de maneira realista o esforço e disciplina necessárias a um fisiculturista e a conseqüência do uso de esteróides anabolizantes”.
O filme “No Pain, No Gain”, com 95 minutos de história, tem em seu elenco os atores Gus Malliarodakis, Dennis Newman, Joe Hursley e Crystal Calderoni.
A partir de julho, "No Pain, No Gain" fará parte do catálogo da Visocopy (http://www.visocopy.com.br/), uma das maiores empresas de vendas de DVD no Brasil.

www.zukor.com.br - CONTATO: Alexandre Puga / (11) 2157-8539 / zukor@terra.com.br

Ana Paula Niederauer (ai) - MTb: 29.908

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O que fazer com o óleo de cozinha depois de utilizado?

Na minha casa costumo utilizar pouco óleo para cozinhar. Não somos muito da fritura, tento evitar. Já faz alguns anos que " em casa" depois de utilizar o óleo coloco em garrafa Pet e deixo-o guardado em baixo do tanque na lavanderia. Quando encho uma garrafa com óleo de cozinha levo a uma vizinha que faz sabão.
Muita gente não sabe, porém, o que fazer com o óleo usado. O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum. O despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes. O consumidor consciente pode evitar que isso aconteça reutilizando o óleo para fazer sabão - ou procurando alguma empresa ou entidade que reaproveite o produto.
A Uninove em parceria com o Instituto triângulo, que presta serviços socio-ambientais, estão realizando a 1ª Campanha de Arrecadação de Óleo de Cozinha Usado. Eles disponibilizam no campi da Uninove Vila Maria, Memorial, Vergueiro e Santo Amaro coletores com a finalidade de receber seu óleo de cozinha usado. O prazo para arrecadação é até 20/06/08. Mais informações no site www.triangulo.org.br/site/

O ambiente em que vivemos

Começo o mês de junho com um tema muito importante que devemos prestar mais atenção. O ambiente em que vivemos.
Temos que ajudar o nosso planeta a respirar. Cada dia que passa a situação piora, é poluição pra todos os lados. Meu Deus do céu, o que serão das crianças no futuro? Hoje já sofremos com problemas respiratórios, alergias e etc. Temos que nos conscientizar para que no futuro melhore a qualidade de vida. Se cada um prestasse atenção, fizesse sua parte e seriamente levasse em consideração a destruição que vem ocorrendo, o mundo não estaria dessa maneira. Vamos nos organizar e tentar de alguma maneira ajudar o nosso mundo que sempre nos ajudou.
Vamos começar pelo lixo de nossas casas.

Há três coisas que podemos fazer para limitar o impacto do lixo sobre o meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar.

Reduzir

A melhor solução é reduzir o lixo que produzimos em primeiro lugar. Por exemplo, só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos.

Pense cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos. Uma vez que se tornam lixo, eles podem levar muito tempo para se decomporem.

Plásticos Há quase 50 tipos de plásticos comumente usados para tudo, desde recipientes de suco de frutas e sacolas de plástico até janelas e portas. Muitos plásticos são fortes e duráveis. Eles não se decompõem ou se dissolvem. Além disso, a fabricação do plástico consome muita energia. Muitos produtos plásticos não podem ser reutilizados. Assim, nós os jogamos fora. O problema com o lixo plástico é que ele se transforma em produtos venenosos. Por exemplo, o vinil, usado para fazer garrafas, peças de carro e canetas, polui o solo, se for enterrado, e libera substâncias venenosas no ar, se for queimado. Devemos tentar reduzir a quantidade de plástico que usamos. Entretanto, os plásticos podem ser reciclados para fazer pentes de cabelo, lajes para piso e roupas de poliéster.

Reutilizar

As pessoas são freqüentemente muito imaginativas ao reutilizarem os objetos, ao invés de jogá-los fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório.

Reciclar

Se objetos como garrafas de vidro, latas de metal e de estanho, jornais e plásticos não puderem ser reutilizados, talvez seja possível reciclá-los. Por exemplo, o vidro é lavado em fábricas especiais, quebrado em pedacinhos e, então, derretido para fazer vidro “novo”, pronto para a fabricação de alguma outra coisa. Alguns países têm fábricas que reciclam estes materiais.


Resíduos perigosos
Alguns tipos de lixo são mais perigosos do que outros. O lixo perigoso é chamado de resíduos perigosos e consiste de lixo químico, como baterias, produtos de limpeza para pisos e inseticidas. Os resíduos médicos, como as agulhas, as seringas, medicamentos velhos e bandagens (ligaduras) sujas, também podem ser muito perigosos. Os resíduos perigosos podem prejudicar seriamente o meio ambiente e a nossa saúde.


Resíduos tóxicos
Alguns resíduos tóxicos são venenosos. Se tocados, este tipo de resíduo pode entrar no nosso corpo e causar câncer (cancro) ou outras doenças. Eles podem causar danos sérios aos bebês antes de nascerem e também podem chegar até o ar, a água e o solo e matar peixes e animais. Os resíduos venenosos provêm de coisas como produtos de limpeza, veneno para ratos e pesticidas. Este tipo de resíduo geralmente traz a figura de uma caveira no recipiente.


Resíduos corrosivos
Alguns resíduos perigosos dissolvem quase qualquer coisa que tocarem, até a carne humana. Os resíduos corrosivos provêm de coisas como baterias, produtos de limpeza para canos de esgoto e fornos e produtos de limpeza feitos com amoníaco. Eles geralmente trazem a figura do esqueleto de uma mão no recipiente.

Resíduos inflamáveis

Alguns resíduos perigosos podem pegar fogo e soltar fumaça (fumo) tóxica no ar, como, por exemplo, a gasolina, os óleos e os removedores de tinta. Os resíduos inflamáveis geralmente trazem a figura de uma chama no recipiente.

Resíduos explosivos
Alguns resíduos perigosos podem explodir, se forem misturados com outras substâncias químicas ou se caírem no chão. Os produtos químicos explosivos encontram-se em latas de spray, na gasolina e nos fluidos para isqueiro. Os resíduos explosivos geralmente trazem a figura de uma bola explodindo no recipiente.

Se um recipiente tiver qualquer uma destas figuras, trate-o com muito cuidado, pois ele já conteve um material perigoso e pode conter ainda algum resíduo. Nunca queime estes recipientes, porque o calor libera gases e fumaças (fumos) venenosos no ar. Esteja ciente de que, muitas vezes, os recipientes não trazem nenhum sinal de advertência.

Os governos por todo o mundo estão lentamente forçando as indústrias a tornarem os resíduos menos perigosos. Neste meio tempo, podemos fazer nossa parte, tratando os resíduos perigosos devidamente. Nunca derrame líquidos tóxicos, tais como óleo de motor, tinta e pesticidas, nos rios ou na pia. Guarde-os separadamente e descubra um local próximo que os receba e os jogue fora com segurança. Isto é muito importante para a nossa saúde e para o meio ambiente.

Quanto tempo leva para o lixo se decompor?

Jornal algumas semanas
Sapatos de couro até 50 anos
Caixas de papelão vários meses
Plástico fino até 5 anos
Folhas de bananeira algumas semanas
Pneus desconhecido
Sacolas de plástico 10–20 anos ou até centenas de anos, dependendo do tipo de plástico
Metais até 50 anos
Latas de alumínio até 80 anos
Garrafas de plástico centenas de anos
Cacos de vidro milhares de anos

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Redução

Quem usa “pratos grandes”, isto é, GRANDES LIMITES no cheque especial e quem tem vários CARTÕES DE CRÉDITO, também tem um forte incentivo para gastar mais, por isso reduza os limites de seus cartões e cheque especial.
Leia a Pesquisa
Imagine que em uma fila de cinema sejam distribuídos aleatoriamente sacos de pipoca tamanho grande e sacos de pipoca tamanho pequeno. Quem vai comer mais? A turma que recebeu os maiores saquinhos ou os que receberam os menores saquinhos? Provavelmente você acertou a resposta. A turma que recebeu o saquinho grande, comem 34% mais do que o grupo que recebeu o saquinho pequeno. Esta pesquisa foi realizada pela renomada Universidade de “Kornel” nos EUA.

Resultado semelhante aconteceu também quando um grupo recebeu colheres pequenas para comer doces de chocolate, enquanto que outro grupo recebeu colheres grandes, não é difícil de adivinhar que a turma que recebeu colheres maiores, comeu muito mais. Experientes proprietários de restaurante por quilo no Brasil, já sacaram isso há muito tempo e oferecerem pratos enormes para seus clientes, mais conforto para os comilões e mais dinheiro no caixa do restaurante. Pois é meu Amigo, uma solução muito mais simples do que as drogas sofisticadas para inibir o apetite ou as dolorosas cirurgias de estômago é reduzir o tamanho dos pratos: Barato e sem contra-indicações.
(fonte: CBN)

Vamos dar o devido valor

Evitar cuidar do próprio dinheiro e até mesmo fugir do assunto: o medo de lidar com as próprias contas é mais comum do que se pensa.
Um estudo feito pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, com o objetivo de entender como as pessoas se relacionam com suas finanças pessoais revelou um quadro preocupante. Metade dos entrevistados apresentou aceleração do ritmo cardíaco quando teve de lidar com suas finanças e 15% ficaram imóveis, se recusando a analisar os dados. Existe pessoas, por exemplo, que sequer abriam as correspondências com extratos bancários. É o que os especialistas chamam de fobia de finanças. Dos que apresentavam esse tipo de comportamento na pesquisa britânica, 23% eram mulheres e 18% homens.
Para os psicoterapeutas especialistas em comportamento financeiro, a fobia está ligada ao medo do desconhecido. De um modo geral, as pessoas não foram preparadas para lidar com dinheiro, acabando por assumir, muitas vezes, uma atitude infantil. “É menos tabu falar sobre sexo do que sobre gestão financeira”, afirmam. Essa opinião é reforçada por alguns economistas, segundo eles, parte dessa aversão em tratar das finanças pessoais tem origem na falsa noção de complexidade do tema. “Até a linguagem técnica usada por profissionais ajuda a disseminar essa resistência”. No País, essa situação pode ter sido agravada por conta do longo período de inflação pelo qual os brasileiros tiveram de passar. Proteger o dinheiro, naquela época, significava consumir o mais rápido possível. E mudar um hábito cultivado ao longo de tantos anos é tarefa difícil.
Mas independente da origem do problema, evitar administrar as próprias finanças pode produzir conseqüências graves, como o descontrole financeiro. É comum que as pessoas endividadas recorram a novos empréstimos como forma de sanar os problemas no curto prazo. No longo prazo, porém, o endividamento tende a se transformar em uma bola de neve. O primeiro passo para tratar a fobia de finanças, assim como qualquer outra, é aceitar o problema e encará-lo. Feito isso, a pessoa pode passar para o segundo passo, que é planejar o orçamento doméstico. Só assim será possível economizar para, mais tarde, investir parte do que ganha.

(Baseado no texto da Revista “Isto é Dinheiro”)

10 Dicas para economizar

DICA 01 - COMPRE CERTO

a maioria do seu dinheiro é gasto em compras desnecessárias. Isso é comum: você sai para comprar alguma coisa, vê outra que pode ser interessante e acaba gastando mais do que previa. Uma boa maneira de acabar com isso é fazer uma lista e comprar só o que está nela. Se você é do tipo que sai para fazer compras como diversão, busque outra maneira de se distrair.

DICA 02 - PRESENTES

se você gosta de dar presentes, tudo bem. É possível economizar nisso também. Estabeleça um preço máximo para cada lembrança. E lembre-se: com uma boa pesquisa é possível comprar coisas interessantes gastando pouco.

DICA 03 - SUPERMERCADOS

produtos perecíveis (frutas e verduras, por exemplo) podem ser comprados a cada semana, mas o resto das compras da casa deve ser feito uma ou duas vezes por mês. Aproveite também para comprar maior quantidade de determinado produto quando estiver em promoção.

DICA 04 - FORMA DE PAGAMENTO

procure pagar as coisas com dinheiro vivo. Quando você paga algo com cartão de crédito ou cheque, não tem a real dimensão do preço. Experimente pagar em dinheiro. É uma boa maneira de reconhecer o valor real do bem que vai ser adquirido e pensar se realmente vale a pena. Muitos gastos desnecessários serão evitados.

DICA 05 - CARRO

vai trocar de carro? Pense não só no preço dele agora, mas quanto vai custar o seguro, o IPVA, o consumo de combustível, etc. Sua poupança pode ser suficiente para comprar um modelo bonito e equipado, mas talvez seu salário fique pequeno para sustentá-lo depois. Um carro com menor índice de roubos, por exemplo, tem um seguro mais barato.


DICA 06 - VENDA O QUE É VELHO

se você tem roupas, móveis ou até brinquedos velhos, tente vendê-los. Se não puder, faça uma doação para uma instituição de caridade e peça recibo. O valor poderá ser abatido do Imposto de Renda.

DICA 07 - CARTÃO DE CRÉDITO

prefira um cartão que dá vantagens econômicas, como milhas aéreas na mesma proporção dos seus gastos. Procure pedir descontos nas Anuidades (a grande maioria das instituições financeiras fornecem tal desconto). Se o limite do seu cartão é alto, procure estabelecer um valor fixo que você possa pagar mensalmente, solicite um limite mais baixo se preciso. Assim, seus gastos são compensados e o cartão se paga.

DICA 08 - ECONOMIZE ENERGIA

nem é preciso dizer o quanto isso é necessário. Verifique se não há vazamento de energia na sua rede, apague as luzes desnecessárias e use menos o forno microondas.

DICA 09 - EXERCÍCIOS

se você é daqueles que não têm muita disciplina para exercícios, nem pense em se matricular em uma academia de ginástica. Prefira correr em um parque, andar de bicicleta ou qualquer coisa assim. Não vale a pena desperdiçar dinheiro se você ficar pagando a mensalidade da academia e não frequentá-la semanalmente.

DICA 10 - SUPÉRFLUOS

elimine alguns confortos. Quando está tudo bem, pode-se gastar com eles. Mas naquela fase difícil, quando você quer economizar para um objetivo maior, eles deixam de ser tão importantes assim. Exemplo: para as mulheres, fazer as unhas é essencial. Mas, se o dinheiro está curto, é melhor fazê-las em casa do que pagar à manicure. Lavar o carro é outra coisa que pode ser feita em casa ao invés de gastar alguns reais no lava-rápido.

Medo das Finanças

Meu histórico financeiro nunca foi dos melhores. Tento ser organizada com $$$, pagar as contas em dias etc, mas acredito que gasto muito mais do que ganho. O cheque especial já se incorporou ao meu salário. O cartão de crédito tbém me deixa preocupada. Por isso, pra me incentivar a resolver minha situação financeira e para ajudar pessoas que estão nessa mesmo barco, resolvi fazer um especial sobre finanças e economia.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Sem tempo

Boa tarde,

em breve irei fazer uns especiais de artesanato. No momento estou muito ocupada com o batizado e a festinha de 1 aninho do meu filho. Pretendo deixar aqui algumas dicas.
bjo

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Especial Manchas


Acho esse assunto interessante. Muitas vezes temos as roupas manchadas e não sabemos o que fazer para tirar as malditas manchas. Com criança ainda é pior, todos os dias tem uma roupa manchada com fruta, suco, comida etc. Aqui vou descrever ítens que pesquisei na net. Lembre-se que escrevo dicas... e é de inteira responsabilidade de qualquer leitor que for colocá-las em prática.

SUOR
Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante.
MANCHAS DE FRUTAS
Todas as manchas ocasionadas por frutas em tecidos, podem ser removidas da seguinte maneira : primeiro passar uma esponja embebida em água fria e pura ; em seguida, esfregar a mancha com glicerina, deixando ficar assim por algumas horas.
Umedeça o local com algumas gotas de vinagre branco, deixando também ficar por alguns minutos. Finalmente, enxaguar com água pura e fria.
ou
Coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair.Depois lave normalmente.
GORDURA
Se o tecido apresentar manchas de gordura proceda da seguinte maneira:com a roupa seca, cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco (tipo lux luxo) esfregando bem o sabonete, até a mancha ficar invisível, totalmente coberta pelo sabonete.
Então lave a área com agua fria, se necessário esfregue com as mãos, até mancha sair toda. depois é só lavar a roupa do seu jeito de costume.Serve pra tirar graxa também.
Outro procedimento é com a roupa seca coloque algumas gotas de detergente e esfregue em seguida. Depois lave de preferência com água morna. Outra dica é colocar talco na mancha... mas tem que ser colocado quando ainda a mancha estiver úmida.O talco irá chupar a gordura e em seguida a roupa deve ser lavada com sabão.


MANCHAS DE BOLOR:
Se o tecido for colorido,basta mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Em seguida, lavar o local com água morna e vinagre branco.
No caso da renda,cubra o bolor com sabão sabão de coco . Esfregue a renda com o sabão até formar uma película ( sabão seco e a renda rapidamente úmida ). Deixe várias horas ao sol, depois enxágüe.
Se o tecido for lavável pode molhar bem com leite cru e deixar exposto ao sol. Depois, lavar com água e sabão normalmente e pendurar esta roupa num cabide, ao sol.
Outro processo é enxaguar o local manchado com 1 colher ( sopa ) de amoníaco para cada 2 litros de água.

SANGUE
Se sua roupa manchou de sangue faça o seguinte:coloque leite sobre a mancha e deixe algum tempo este leite agir, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente.
TINTA DE CANETA ESFEROGRÁFICA
Coloque leite na mancha.A mancha desaparece de imediato, ou umedeça o local com vinagre branco.
MANCHAS DE COCA COLA
Por ser dificil a remoção deste tipo de mancha é preciso agir com rapidez.Esfregue manteiga no local e depois lave com água e sabão em pó.
MANCHAS DE MOSTARDA
Numa xícara de chá, coloque 2 dedos de vinagre branco e complete o restante da xícara com água e misture bem.Pingue esta misture sobre a mancha e deixe agir no máximo 1 minuto (é bem rápido).Absorva o líquido da mancha com uma toalha de papel branca ou pano branco.Depois lave normalmente.
MANCHAS ANTIGAS
Para tirar manchas antiga em roupas brancas,Misture sabão em pó de côco com bórax em partes iguais. Umedeça essa mistura com água pura até formar uma pasta. Esfregue-a nos lugares da mancha, deixando por algumas horas, se possível exponha ao sol. Depois é só lavar normalmente.Borax é encontrado em famácias de manipulação.
ROUPA BRANCA
Se a roupa branca manchar com outra roupa de cor e esta for de tecido de algodão,coloque a roupa manchada numa panela , ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão.Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça.
TAPETES
Para remover manchas em tapetes, use creme de barbear. Faça espuma com o creme, porque a espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida com pano úmido e depois seque.
MANCHA DE ÁGUA EM MÓVEIS
Caso o móvel de madeira seja encerado,derreta cera branca com algumas gotas de óleo de linhaça e esfregar com força no local manchado.Se necessário repita a operação depois que a cera estiver seca.Se o móvel for envernizado, esfregue suavemente o local com um pano macio embebido em azeite de oliva e depois lustre com uma flanela. Repita a operação se for necessário

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Manchas


Vou fazer um especial sobre manchas. Como tirar manchas de tudo. Tinta, bolor, roupas amareladas, chocolate, graxa etc.Quem tiver dicas pode enviar pra mim que publico aqui.
bjos

Organize seu guarda-roupa


Confesso a vcs que não sou organizada!!principalmente com armários. Adoraria ver tudo organizado por cores, tamanhos etc. Mas como diz o ditado, pelo menos tenta justificar a minha falta de organização, " A pressa é inimiga da perfeição" e digo mais é também inimiga da arrumação.
Fiz uma pesquisa e achei ítens interessantes para esse assunto. Primeiro devemos eliminar os excessos e supérfluos.Segundo a corrente milenar Feng Shui os supérfluos consomem energia. Temos que doar roupas que não servem mais para pessoas que possam aproveitá-las. Nada de achar que um dia voltarei ao meu peso de adolescente e com certeza entrarei nessa calça!!! Cai na real né... tem gente que não tem roupa para vestir e logo mais a situação ficará mais crítica com a entrada do inverno. Então faremos dois benefícios: o de desentulhar o roupeiro e o outro é doar à alguém que necessite.
Essa tarefa demora e tem que ter paciência para fazê-la.
Antes de pensar em retirar tudo do seu armário e ficar louca com tantas peças espalhadas pelo quarto, a dica é retirar por áreas. Arrume as partes de cima, primeiro. Não esqueça de limpar com um pano úmido por dentro. Depois vá guardando as roupas que realmente use.Se for impossível se desfazer de alguma peça, mesmo que ela não seja útil, coloque-a em um espaço menos acessível do armário.Roupas fora de estação devem ser guardadas em malas ou sacos plásticos no vácuo.
Coloque as peças de mesma cor sobre as outras. "Branca com branca, estampada com estampada...". E não há problema em deixar calcinhas na mesma gaveta das meias. Existem separadores para gavetas, que pode facilitar esta divisão de cores e prioridades de uso. Se a pessoa não quiser ou não puder comprar, ela pode pegar uma cartolina ou um papelão, passar uma tinta, envernizar pra ficar mais duro e dividir a gaveta. Separar por cores é algo imprescindível para todas as peças, não é só um hábito que se vê nas lojas de vestuário. Na hora de pendurar as roupas no cabide, da direita para esquerda (ou vice e versa), lembre-se da disposição dos lápis de cor em sua caixa. Siga este mesmo padrão. Sempre do mais escuro para o mais claro.Para as roupas brancas não ficarem amareladas com o tempo, a dica é colocá-las dentro de um saco azul. Os ácaros e fungos é que deixa a roupa amarelada.
Outra dica legal além das cores é pendurar as roupas mais pesadas até chegar nas mais leves (trench-coat até uma camisa fina) e das maiores para as menores. E por falar em cabides, procure comprá-los sempre da mesma cor e de um material que não vá desfiar a roupa. Dê preferência aos de inox. Os cabides com presilhas são aconselháveis para pendurar calças.
Os vestidos devem ser pendurados em cabides arredondados nos ombros nos lugares mais altos do armário. Em espaços pequenos, pendure-os pela cintura, dobrando-os ao meio.Os vestidos menos usados devem ser guardados em locais protegidos, envolvidos em pano ou capa de tecido.Camisas de algodão ou malhas que amassam pouco podem ser dobradas e colocadas umas sobre as outras em lugar visível. Se o espaço é pequeno, dobre-as e enrole-as como um rocambole, empilhando-as em ordem de cores.Outra dica é tudo o que se dobra - regata, camiseta, moletom e casaquinho - deve ter um molde ou uma folha A4, ou oficio, para servir de medida para a dobra. Assim, suas pilhas de roupas irão ficar uniformes e retas, tanto nas gavetas quanto nas prateleiras. É imprescindível que você monte um padrão para essa organização: uma vez que escolheu dobrar com a folha A4, você deve estar sempre usando essa medida para que tudo fique com o mesmo tamanho.
Camisas de tecidos delicados, acetinados ou que amassam com facilidade devem permanecer penduradas e abotoadas em cabides arredondados e com enchimentos nos ombros.
As saias devem ser agrupadas por cor ou categoria ou embaixo de paletós ou jaquetas que formam conjuntos em cabides com ganchos.
As calças em tecidos devem ser penduradas pelo vinco, evitando amontoá-las. Já as calças jeans, moletons e leggings podem ser dobradas nas prateleiras ou penduradas em cabides comuns.
Os casacos devem ser abotoados e separados por cor.
Os sapatos devem ser organizados de acordo com a estação. Quando estivermos no verão guarde as botas em local menos acessível do armário e deixe as sandálias, chinelos e rasteiras em local mais visível, quando chegar o inverno é só inverter a arrumação.

Olha gostaria de ter mais tempo para deixar o meu armário bonitinho:((((
bjos e boa arrumação

terça-feira, 15 de abril de 2008

Como lavar e conservar mais as roupas



O tema que irá estrear meu Blog é sobre lavagem de roupas. Não me agrada muito lavar roupas, mas é um mal necessário. Vamos lá.
Antes de lavar as roupas feche os botões e zíper e verifique se não há nada nos bolsos como papéis, moedas, balas, chicletes etc. Separe as roupas por cores e as distribua no cesto da máquina. Lave roupas claras com roupas claras e escuras com com escuras. Preste atenção no nível da água. Se for lavar uma quantidade menor de roupas escolha o nível médio de sua máquina.
Coloque sabão em pó e amaciante de roupas no local indicado da máquina de lavar. Cuidado com exageros. Caso ocorra de colocar muito sabão e a máquina de lavar ficar cheia de espuma (aliás isso estraga a máquina)... coloque sal ou um pouco de talco para reduzi-la. Tanto o sal quanto o talco evitará que você tenha de deixar escoar a água e acrescentar mais água limpa.
Antes de colocar as roupas na máquina verifique se há manchas. Um removedor e alvejante natural é o limão.Friccione a metade de um limão em manchas frescas de suco de frutas.Para manchas de gordura,molho, mostarda, esfregue entre os dedos umas gotas de detergente, depois passe água.Amoleça manchas secas com uma solução de glicerina (50% de água e 50% de glicerina) e deixe secar por uma hora.Neutralize odores e manchas de urina nas roupas, borrifando sobre elas uma solução com uma parte de vinagre para cada cinco partes de água.
Para remover manchas de café, chá ou chocolate na máquina de lavar, aplique glicerina pura para suavizar a mancha e lave normalmente.
Quando a máquina completar o ciclo retire as roupas e as pendure no varal, de preferência em um local que seja arejado. Antes de pendurá-las é interessante sacudir as roupas. No varal tenha a preocupação de colocar os pregadores de roupas de maneira que fiquem nas costuras, pois assim não irão marcar a roupa e na hora de passar a ferro ficará mais fácil. Depois da secagem, retire as roupas do varal e dobre-as de forma que não amasse,pois assim facilitará na hora de passar. Depois de passadas guarde as roupas no armário.